quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Vereadores se reúnem com contadores para tratar emissão de alvarás em Santa Maria


Comissão especial que trata sobre o assunto, pretende fazer levantamento de todas as demandas reprimidas.

Na manhã desta quinta-feira, 13, a comissão especial que fiscaliza a emissão de alvarás em Santa Maria esteve reunida com representantes de entidades da área contábil da cidade - Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Santa Maria (Sincotecsm) e Sescon-RS. Na pauta do encontro, as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área para abertura de empresas na cidade.

Para o vereador Luciano Guerra (PT), presidente da comissão, é necessário entender como se trata o processo. “Estamos fazendo visitas aos profissionais que precisam do serviço de emissão de alvarás, para que possamos fazer um levantamento completo dos tramites e das dificuldades impostas pelo poder público para todos que desejam investir em nossa cidade”.

A categoria dos contadores também entende que deve haver mais agilidade. Para os profissionais seria necessária a implantação de um sistema informatizado que desse para protocolar processos através da internet e interligado com todos os setores envolvidos na prefeitura. Os contadores citaram como exemplo de agilidade, as cidades de Santa Cruz do Sul e Porto Alegre.

Outra questão levantada é a morosidade para a impressão do alvará, já que depois de cumprido todos os requisitos e enviados todos os documentos, a prefeitura demora semanas para emitir o alvará.

O vice-presidente regional do Sescon-RS, Leono Pacheco de Oliveira, disse que existem empresas que já aguardam há cerca de dois anos pelo alvará. Ele relata ainda, que algumas dessas já estão se instalando em cidades da região, devido a demora para conseguir os documentos na cidade. “Estão indo para cidades da quarta-colônia e Itaara, principalmente”, disse.

Documento à comissão especial

Os contadores devem produzir um documento formal para ser entregue a comissão especial. Nele estarão relatadas todas as demandas da categoria e propostas para melhorar o andamento dos processos na Prefeitura e no Corpo de Bombeiros.

“Foram muito importantes as informações aqui nos repassadas, mas preocupantes ao mesmo tempo. Existem centenas de empresas que até gostariam de vir para Santa Maria, mas a burocracia é muito grande que faz os investidores desistirem. Tudo como manda a lei, mas precisamos enfrentar esse problema com soluções concretas e pontuais”, finalizou Guerra.

Também estiveram no encontro, o vereador Cezar Gehm (PMDB) e João Ricardo Vargas (PSDB), integrantes da comissão especial, que tem até 60 dias para fazer um relatório, que deve ser enviado ao executivo.

Contato

O contribuinte pode relatar os problemas que acontecem com a sua empresa ou instituição através do e-mail: comissaodosalvaras@gmail.com. As propostas serão anexadas no relatório final e vai ajudar na identificação dos problemas levantados.

Texto e foto: Fabricio Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário