sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Comissão para fiscalizar emissão de alvarás em Santa Maria é instalada



Proposta pelo vereador Luciano Guerra (PT), foi instalada na manhã desta sexta-feira, 07, a comissão especial que vai tratar sobre a emissão de alvarás no município de Santa Maria.

De acordo com o parlamentar há uma demanda muito grande e a cidade está sofrendo com a demora no andamento dos processos, tanto pelo lado da prefeitura, como pelo Corpo de Bombeiros.

“A cidade está parada, pois existem milhares de estabelecimentos, comerciais ou não, esperando pelo alvará. Criamos essa comissão para que possamos fiscalizar e buscar alternativas que possam viabilizar o andamento com menos morosidade, mas cumprindo a legislação”, explicou Guerra, presidente da comissão.

Durante reunião de instalação nesta sexta, foram tiradas as primeiras ações da comissão. Na próxima semana os vereadores farão visitas à Associação e Sindicato dos Contadores para verificar as demandas da categoria. Logo, os vereadores devem ir até a secretaria de desenvolvimento urbano e finanças e na sequência junto ao setor responsável no Corpo de Bombeiros. 

“Além do trabalho de campo, vamos levantar as demandas reprimidas e abrir um diálogo com os empresários que sofrem para abrir o estabelecimento ou renovar os alvarás. É preciso ter mais transparência neste processo e mais agilidade, tudo dentro do que obriga a lei”, destacou Luciano Guerra.

Após o levantamento de todo o sistema de emissão e renovação de alvarás, os vereadores devem realizar uma grande audiência pública para discutir junto à comunidade e setores envolvidos (contadores, empresários, executivo, bombeiros e fiscalização) para melhorar o andamento das documentações. 

A comissão criou um e-mail para facilitar o diálogo com a sociedade, receber a sugestão e as demandas da comunidade sobre o assunto. Qualquer encaminhamento pode ser enviado para comissaodosalvaras@gmail.com.

A comissão é formada pelos vereadores Luciano Guerra (presidente), João Ricardo Vargas (vice-presidente) e César Ghem (relator) e foi aprovada por unanimidade durante a sessão plenária desta quinta.

Texto e foto: Fabricio Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário