quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Luciano Guerra homenageia a Sedufsm na Câmara de Santa Maria

Luciano Guerra em pronunciamento
A entidade completou 25 anos no início do mês

O vereador Luciano Guerra (PT) foi autor de uma homenagem à Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm) durante o período do Expediente Nobre na tarde desta quinta-feira, 20, no plenário da Câmara.  A entidade completou 25 anos de história no dia 07 deste mês.

“A bandeira de luta se mantém ao longo desses 25 anos e nos remete a defesa de uma educação pública, gratuita, estatal, de qualidade e socialmente referenciada como um horizonte a ser perseguido”, destacou.

Guerra fez uma narrativa da bela história da Sedufsm, aos olhos atentos de professores da UFSM e ex-presidentes da entidade. Ainda destacou lutas importantes ao longo da trajetória, como em 1991, onde aconteceu a maior paralisação, com duração de 107 dias.

Zanatta fala pela Sedufsm
“São apenas algumas das mais importantes lutas travadas por este sindicato que busca incessantemente a valorização e a qualificação da nossa educação. Pois sabemos que esse é o caminho para que o mundo possa ser melhor e ainda mais justo”, ressaltou.

Após a homenagem o ex-vereador, professor, poeta e diretor da Sedufsm, Humberto Gabbi Zanatta, usou o espaço da Tribuna Livre para falar em nome da instituição. Ele destacou a importância das lutas e manifestou seu apreço aos vereadores. Para ele, os dois órgãos em conjunto tem muito o que oferecer para a cidade.

“Somos um sindicato de base, assim como esta casa. Nossa luta é também para que não percamos espaços públicos e nossa liberdade”, disse.

Consciência Negra

O dia 20 de novembro também é a data em que se comemora o Dia da Consciência Negra no Brasil. Data importante para todo o movimento negro e que também se identifica pelas mesmas lutas apresentadas durante o expediente nobre da Câmara de Vereadores.

Vereadores com homenageados
Luciano Guerra também fez uma menção a esta data durante o uso da tribuna na homenagem. Ele lembrou ainda a origem do dia e das lutas travadas ao longo dos tempos pela igualdade racial e social, já que Zumbi dos Palmares era um dos maiores líderes da comunidade negra na época da escravidão.

“Essa luta também é nossa, é da Sedufsm e também deveria ser de grande parte da população. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro”, finalizou.

lucianozaniniguerra@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário