terça-feira, 1 de setembro de 2015

Vereadores entregam propostas ao prefeito para agilizar emissão de alvarás em Santa Maria



A Comissão Especial dos Alvarás se reuniu na manhã desta terça-feira, 01, com o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) para entregar um documento com seis sugestões (veja abaixo) que podem melhorar o andamento do processo de emissão de alvarás em Santa Maria. 

No encontro, os vereadores ainda aproveitaram para falar sobre a implantação da RedeSim, sistema desenvolvido pelo Sebrae, que engloba a prefeitura, Receita federal, Junta Comercial e Corpo de Bombeiros.  O objetivo é desburocratizar  e agilizar o processo que hoje pode levar mais de um ano para ser concluído.

“Estamos pedindo para que o prefeito se sensibilize e acate o que nós estamos propondo. Não queremos facilitar nada, mas agilizar a tramitação, pois empresas estão fechando por falta de alvará e outras estão se instalando em cidades vizinhas. Estamos perdendo dinheiro, pois o imposto acaba indo para outros municípios”, disse o vereador Luciano Guerra (PT), presidente da comissão dos alvarás. 

Para Guerra, um dos fatores que implica na morosidade dos processos, é que todas as empresas são enquadradas sem diferenciação de baixo, médio ou alto risco. Entre os itens está a revisão da legislação de riscos ambientais e sanitários. “Uma loja de roupas é tratada da mesma forma que uma indústria de explosivos, por exemplo”. 

O prefeito se mostrou receptivo à proposta dos parlamentares e solicitou um estudo para nova legislação que contemple os itens sugeridos. O estudo deve ser apresentado nos próximos dias., baseado em leis de outros municípios. 

Os itens apontados como adequações à legislação e o modo operacional foram construídos após reuniões de trabalho da comissão. O próximo passo é uma visita ao Comando Regional dos Bombeiros, a fim de identificar os problemas que as empresas e a própria instituição enfrentam para emissão de alvarás e obtenção do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). 

Ainda participaram do encontro, o vereador Cesar Gehm (relator da comissão), representantes do Sebrae e Ony Lacerda (chefe de gabinete do prefeito). 

INTENS APRESENTADOS PARA ESTUDO E ADEQUAÇÃO

1.      Revisar o decreto 82/2013 em relação à carta de regularização;
2.      Revisar a legislação ambiental e sanitária quanto ao grau e classificação de riscos;
3.      Readequar decreto 032/2006 quanto ao alvará provisório e desobrigação da vistoria previa para atividades de baixo risco;
4.      Unificar entrada e saída de documentos em local de fácil acesso no Centro administrativo;
5.      Estabelecer prazos para respostas das secretarias;
6.      Estipular guia única e pagamento de taxas;

Texto e Fotos: Fabricio Vargas

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