quarta-feira, 11 de abril de 2018

Falta de professores no município é tema da Comissão de Educação

A secretária municipal de Educação, Lucia Madruga, acompanhada de Claudia Bassoaldo (coordenadora de supervisão pedagógica) e Solaine Massierer (superintendente da gestão de pessoas), compareceu à reunião da Comissão de Educação do Legislativo na tarde desta quinta-feira (5). A equipe da secretaria foi convidada a participar da reunião a fim de tratar a respeito da falta de professores na rede municipal de ensino, além de esclarecer os critérios para a concessão do auxílio de difícil acesso, bem como sobre a ausência de monitores para acompanhamento as crianças dentro do transporte escolar. Professores e familiares de alunos da Escola Maria de Lourdes Castro acompanharam a reunião.

A respeito da falta de professores, a secretária explicou que, em 2017, foi realizado concurso público a fim de suprir as áreas com mais carência de docentes e, desse modo, iniciar o ano letivo de 2018 com o mínimo de déficit. Esclareceu que foram publicados cinco editais com chamamento de 177 docentes e, mais recentemente, ocorreu a convocação de mais quarenta professores. Lembrou que, de agosto a dezembro de 2017, mais de seiscentos alunos migraram da rede estadual para a rede municipal em razão da greve do magistério estadual. Além disso, em 2018, o município recebeu mais 589 novos alunos.

Sobre a concessão de auxílio do difícil acesso, Claudia Bassolado explicou a existência de uma comissão para analisar se determinada Escola se enquadra dentro dos critérios estabelecidos em decreto municipal. Em relação à Escola Maria de Lourdes Castro, localizada na Vila Maringá, Claudia informou que a comissão solicitou alteração de legislação a fim de beneficiar a instituição de ensino.

No tocante aos monitores no transporte escolar, a secretária informou que, embora a legislação não exija a presença desses profissionais, o município tem adotado medidas para, gradativamente, resolver essa demanda. Sobre a falta de merendeiro na Escola Maria de Lourdes Castro, Lucia Madruga informou que a secretaria está trabalhando para resolver a falta de profissional. “Temos trabalhado para suprir a falta de merendeiros e equacionar as demandas”, enfatizou.

A Comissão de Educação é composta pelos vereadores Jorge Trindade, Professora Luci Tia da Moto, Celita da Silva, Coronel Vargas, Manoel Badke, Luciano Guerra e João Kaus.

Texto: Clarissa Lovatto Barros | Foto: Mateus Azevedo
Câmara de Vereadores de Santa Maria
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário