quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Corte dos subprefeitos: “Começou o desmonte, vamos retroceder 20 anos”

Mudança na estrutura vai deixar o interior ainda mais abandonado e sem voz

A proposta de cortes no número de subprefeitos não repercutiu bem para os moradores dos distritos de Santa Maria. O vereador Luciano Guerra (PT), morador e ex-subprefeito do distrito de Palma, já recebeu inúmeras reclamações de pessoas ligadas ao meio rural, devido à iniciativa do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).

O vereador entende que os distritos perdem uma referência importante no momento em que mais precisam, já que estão abandonados pelo poder público. Para ele “o subprefeito é um porta voz da comunidade e não do prefeito” e excluindo essa função, fica ainda mais difícil de manter o diálogo.

“É realmente um deboche com o homem do campo, começou o desmonte, vamos retroceder 20 anos. Se a medida é de economia, por que o prefeito não exclui a figura do secretário adjunto, que tem salários altíssimos? Um subprefeito talvez seja tão ou mais importante que um cargo do alto escalão”, indaga.

Guerra lembra que a extensão territorial do interior do município é muito grande e que três subprefeitos é muito pouco. Ele citou a época em que o seu distrito era administrado em conjunto com Arroio do Só, isso na década de 90, onde a situação era de muito descaso.

“A realidade só mudou quando o distrito começou a ser tratado separadamente. Depois, quando assumimos, através da eleição direta, fizemos parcerias com a comunidade, construímos uma sede e reformamos até um caminhão para uso da subprefeitura. Tem como fazer um bom trabalho com poucos recursos, basta ter a atitude correta e o desmonte da estrutura não é a forma ideal”, lembra.

O vereador deixa claro que todo empenho para enxugar os gastos públicos é válido, porém não se pode deixar de fazer o essencial.

“Sou a favor da economia, mas a população precisa de um serviço de qualidade, a prefeitura não precisa fazer uma poupança, tem é que saber onde aplicar os recursos da melhor forma”, finaliza.


Texto e foto: Fabricio Vargas

Um comentário:

  1. Querem acabar de uma vez com os distritos que já estão um caos. Pontes podres com risco de desabar , estradas esburacadas, totalmente inapropriadas que mais parecem pistas de rali do que para serem utilizadas para o escoamento da produção agrícola do município e para o tráfego de carros. É lamentável inaceitável.

    ResponderExcluir