quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Asmar reebe Prêmio Pioneiras da Ecologia

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quarta-feira (9), no Salão Júlio de Castilhos, a solenidade de entrega do Troféu Gilda Castro, Hilda Zimmermann e Magda Renner aos vencedores do Prêmio Pioneiras da Ecologia 2015. A honraria, concedida pelo Parlamento gaúcho, por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, tem o propósito de estimular ações voltadas à sustentabilidade socioambiental e promover o reconhecimento público a pessoas e instituições que se destacam em ações que contribuem para o fortalecimento do meio ambiente.

A premiação abrange duas categorias: Individual e Institucional. A primeira delas engloba as subcategorias Ativismo Político (para indivíduos envolvidos em iniciativas de cidadania relacionadas ao desenvolvimento sustentável) e Profissional (para profissionais que se destacam em temas socioambientais ou em áreas técnicas e de pesquisa, que contribuam para a sustentabilidade socioambiental). Já a categoria Institucional prevê três subcategorias: Organização Socioambiental ou Socioeconômica, Geração e Acesso ao Conhecimento e Cadeia Produtiva. 

A escolha dos melhores projetos foi feita por uma comissão julgadora composta por um coordenador designado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, três integrantes do Parlamento e três representantes da sociedade civil, com conhecimentos nas áreas da ecologia e do desenvolvimento sustentável, indicados pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

Conceito - O presidente da Comissão, deputado Valdeci Oliveira (PT), afirmou que não foi fácil escolher os vencedores entre os 20 excelentes trabalhos inscritos na edição deste ano. Ele ressaltou que “mais importante do que a premiação é o comprometimento desta Casa Legislativa e da sociedade em construir uma cultura comprometida com a sustentabilidade”. 

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Alimentação Saudável, deputado Edegar Pretto (PT), disse que os ativistas da causa ambiental, mais do que exemplo, são a esperança de superação de um modelo de produção que privilegia o lucro em detrimento da natureza. Em nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum (PMDB), Pretto afirmou que o Brasil tem o desafio de aumentar a produção de alimentos, preservando a vida e o meio ambiente.

Vencedores da 3ª edição do Prêmio Pioneiras da Ecologia

Categoria Individual
  • Ativismo Político: Ilza Maria Tourinho Girardi
    Atuação: Ativismo ecológico e trabalho acadêmico, contribuindo para a formação de jornalistas conscientes, críticos e engajados na luta pela sustentabilidade.
    Município: Porto Alegre
  • Profissional: Clóvia Marozzin Mistura
    Atuação: Projetos na área de pesquisa e de educação socioambiental, orientando boas práticas de gestão ambiental nas áreas pública e privada e na extensão acadêmica.
    Município: Marau

Categoria Institucional
  • Organização socioambiental ou socioeconômica: Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus)
    Atuação: Agricultura familiar e sustentabilidade. Produção voltada à agregação de valor e à geração de renda para os cooperados.
    Município: Montenegro
  • Geração e Acesso ao Conhecimento: Fundação Universidade de Cruz Alta
    Atuação: Projeto de extensão Profissão Catador, que visa a constituir uma rede de comercialização de materiais recicláveis, fortalecendo a organização econômica e social dos catadores de materiais recicláveis
    Município: Cruz Alta
  • Cadeia Produtiva: Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis
    Atuação: Preservação do meio ambiente, por intermédio da coleta seletiva do lixo e da geração de trabalho e renda
    Município: Santa Maria
Texto: Olga Arnt - MTE 14323
Fotos: Tiago Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário