quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Descaso na saúde: há meses sem pediatras problema segue sem solução em PA do Patronato



A falta de médicos pediatras no Pronto Atendimento Municipal (PAM) do bairro Patronato já se tornou rotina em Santa Maria. A Prefeitura Municipal, através da secretaria de saúde, admite a falta de profissionais e o atendimento é reduzido para três dias durante cada semana, mesmo que a proposta da unidade deveria ser de atendimento 24 horas. 

O vereador Luciano Guerra (PT), vice-presidente da comissão de saúde e meio ambiente da Câmara de Vereadores, que já vem tratando sobre o assunto, agora também denuncia a omissão por parte da secretaria, já que há meses a falta de médicos vem sendo divulgada pela imprensa e nenhum encaminhamento foi dado para acabar com esse problema. 

Em 20 de outubro, um documento, assinado pela própria secretária de saúde, Vania Olivo, orienta a conduta a ser tomada pelo quadro da enfermagem e recepção quanto a falta de médicos.

Segundo consta, os enfermeiros devem prestar o acolhimento dos pacientes e se for identificada “a necessidade de pediatra, explica a mãe o problema da falta de pediatra e entra em contato via telefone com o serviço de acolhimento da UPA”. Em casos mais graves deverão ser encaminhados pela ambulância do município. 

“Há quanto tempo o PA está com falta de pediatra e nenhuma atitude é tomada pela prefeitura? E pior, ainda quer transferir sua responsabilidade de prestar atendimento para a UPA, que já atende um número muito grande de pacientes. A população está sofrendo demais com isso e na minha opinião, os profissionais estão sendo mal orientados pela secretária. É um absurdo”, destaca Luciano Guerra.

O parlamentar encaminhou um pedido de esclarecimentos sobre o memorando enviado às enfermeiras do plantão do PAM, um requerimento solicitando mais informações sobre a falta de profissionais e ainda pediu a contratação de médicos pediatras. “Lembro que em abril, a secretária falou que haveria chance de novo concurso e de reduzir a carga horária dos médicos para haver interessados, mas até agora nada foi feito”, finaliza Guerra.

Texto e foto: Fabricio Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário