quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Vereadores conhecem processo da RedeSim em Lajeado



Nesta quarta-feira, 07, a comissão especial dos alvarás, composta pelos vereadores Luciano Guerra (PT), João Ricardo Vargas (PSDB) e Cezar Gehm (PMDB), em viagem autorizada pelo plenário da câmara, estiveram na cidade de Lajeado para conhecer o funcionamento da Central do Empreendedor, local que emite alvarás para micro e pequenas empresas em até seis dias úteis. 

A comissão foi até o município do vale do Taquari para ver de perto como funciona, na prática, a RedeSim – que atua em parceria com a Prefeitura Municipal, Junta Comercial, Corpo de Bombeiros e Sebrae. A comitiva foi recebida pela secretaria de desenvolvimento econômico e inovação, Ivonete Maria Fracaro; sua assessora, Cristiane dos Reis e pela gerente regional do Sebrae, Liane Klein. 

No encontro, os vereadores puderam conferir o atendimento dos guichês e a maneira que os documentos tramitam na prefeitura através de uma apresentação detalhada da instalação do programa e da formulação da legislação própria do município. 

“Se o empresário entrar com a documentação correta, o alvará fica pronto em até seis dias.; É um sonho para Santa Maria, que passa de seis meses para conseguir a documentação. Lá os empreendedores não precisam peregrinar em busca de soluções”, disse o vereador Luciano Guerra, presidente da comissão. 

A assessora da secretaria, Cristiane dos Reis, explicou que as documentações são entregues pelos empresários uma única vez, na Junta Comercial. “A tramitação só acontece depois de aprovado na junta, aí fica a cargo do município fazer andar o processo”, destacou.

A implantação do sistema em Lajeado baixou 95% o tempo de espera para abertura de empresas. O processo que antes levava 78 dias, hoje leva pouco mais de três. Também acompanhou a comissão dos alvarás, o secretario de desenvolvimento econômico de Santa Maria, Jacques Jaeger. 

“Tudo deve ser anexado no relatório da comissão e depois será encaminhado à prefeitura como sugestão de adaptação em nosso município. Santa Maria precisa evoluir, pois nesse aspecto estamos muito atrasados e freando o desenvolvimento da cidade”, finalizou Luciano Guerra.

Encontro com empresários

Nesta quinta-feira, 08, na sala de reuniões da Cacism, a comissão se reúne com as entidades empresariais para debater sobre o tema. Na oportunidade, serão ouvidos os empresários sobre os problemas enfrentados e ainda será apresentado um projeto de lei para ser implantação em Santa Maria. 

Contato

O contribuinte pode relatar os problemas que acontecem com a sua empresa ou instituição através do e-mail: comissaodosalvaras@gmail.com. As propostas serão anexadas no relatório final e vai ajudar na identificação dos problemas levantados.
Texto e Fotos: Fabricio  Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário