segunda-feira, 30 de março de 2015

Comissão de Saúde conhece como será a administração do Hospital Regional pela Ebserh



A comissão de saúde da Câmara de Vereadores de Santa Maria esteve reunida junto com a diretoria do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), na manhã desta segunda-feira, 30, para tratar sobre a futura administração do Hospital Regional. Os parlamentares ouviram atentamente como deve ser feita a gestão, caso seja efetivada a adesão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A diretora superintendente do Husm, Elaine Resener, explicou como é composta a empresa, que é na sua totalidade pública e que pode contratar cerca de mil novos servidores para atuar no Regional. Ela também destacou a importância de um planejamento de gestão e garantiu que a instituição terá o atendimento totalmente pelo Sistema Único de Saúde, como se propõe.

“Precisávamos entender como funcionará o novo hospital, até para elucidar algumas dúvidas da própria comunidade. A Ebserh tem um planejamento em médio prazo, capaz de colocar em pleno funcionamento com mais agilidade”, entende o vereador Luciano Guerra (PT), vice-presidente da comissão de saúde.

O atendimento do Hospital Regional deve abranger cerca de 60 municípios e atender mais de um milhão de pessoas por mês e o estudo de gestão deve ser interligado com o poder estadual e o municipal. Serão quatro fases de implantação do atendimento ambulatorial, média e alta complexidade, incluindo reabilitação e o quadro funcional será efetivado através de concurso público.

Em dezembro do ano passado, estado e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) firmaram um termo de cooperação para a gestão do Regional, mas o atual governo do estado quer rever a situação.

Audiência Pública

No dia 10 de abril será realizada uma audiência pública, em parceria com a comissão de saúde da Assembleia Legislativa, para tratar sobre o tema no plenário da câmara de vereadores de Santa Mara. O encontro está marcado para às 9h e o proponente é o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). 

Texto e fotos: Fabricio Vargas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário