quinta-feira, 3 de maio de 2018

Atedimento de oftalmologia é tema da Comissão de Saúde


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, em reunião na manhã desta quinta-feira (03), tratou sobre a situação dos atendimentos oftalmológicos pelo SUS em Santa Maria, bem como retomou a discussão a respeito da violência obstétrica.

Num primeiro momento, os vereadores receberam Bruna Fani e Bibiana Digiacono, vítimas de violência obstétrica. Elas solicitaram a retomada ações para dar continuidade aos debates e buscas de políticas públicas relacionadas à violência obstétrica. A Comissão deliberou que todas as últimas terças-feiras de cada mês serão realizadas reuniões de trabalho para discutir a temática.

Na sequência, os vereadores se reuniram com a secretária Municipal de Saúde, Liliane Mello, e o Delegado Regional da 4ª CRS, Roberto Schorn a fim de buscar esclarecimentos a respeito do atendimento oftalmológico dos pacientes de Santa Maria. 

O titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde informou que a clínica privada que prestava atendimento oftalmológico em Santa Maria protocolou, em março, um documento requerendo a formalização de um contrato com o Estado. Porém, esclareceu Schorn, o Estado somente pode contratar empresa privada após realização de um chamamento público, que dificilmente ocorrerá neste ano. Segundo o delegado regional, para garantir atendimento aos pacientes, a 4ª CRS está providenciando aditamento contratual com o Hospital de Faxinal de Soturno (instituição que já atende pelo SUS). Há a possibilidade de o Hospital disponibilizar local em Santa Maria para realizar a consulta dos pacientes.

A secretária municipal de Saúde, Liliane Mello registrou que, em 2017, a prefeitura comprou consultas oftalmológicas por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde. Porém, esclareceu a secretária, a prefeitura somente possui verbas para atenção primária e, desse modo, não tem recursos para adquirir consultas e procedimentos oftalmológicos.

Participaram da reunião os vereadores Luciano Guerra (presidente), Luci Duartes, André Domingues, Leopoldo Ochulaki, João Chaves e Valdir Oliveira.

Texto: Clarissa Lovatto Barros | Fotos: Fabricio Vargas
Câmara de Vereadores





Nenhum comentário:

Postar um comentário