quinta-feira, 10 de julho de 2014

Secretária admite falhas na Farmácia Municipal

Convocada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania para uma reunião conjunta com a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a secretária de saúde do município Vânia Olivo, prestou esclarecimentos sobre as falhas no atendimento da Farmácia Municipal, que fica na rua Roque Calage, no centro da cidade.

O pedido para a convocação da chefe da pasta foi feito pelo vereador Luciano Zanini Guerra (PT), líder de oposição no legislativo, depois de visitas do parlamentar ao local e a constatação de diversas deficiências no atendimento à população.
“Nós estivemos lá pelo menos duas vezes e registramos a superlotação da farmácia. Pessoas que vem de longe pra buscar o seu medicamento precisam aguardar horas na fila para retirar os seus remédios”, destaca Luciano Guerra.
De acordo com a secretária, há dificuldades para as melhorias do atendimento. Para ela seria necessário, a locação de um novo prédio para ocupar a Farmácia Municipal, a efetivação da informatização da saúde e a consolidação de uma Política de Assistência Farmacêutica no município.
“Não podemos continuar do jeito que estamos, mas sem uma política de assistência farmacêutica e a informatização fica ainda mais difícil de fazermos melhorias”, revelou a secretária.
O vereador voltou a pedir a descentralização da entrega dos medicamentos e a manutenção da estrutura do local (iluminação, rampa para cadeirante, sanitários, etc). O horário de atendimento deverá ser aumentado em uma hora e ainda devem ser deslocados mais dois funcionários para atuar no órgão do município.
“Estamos insistindo na descentralização da distribuição de medicamentos porque sabemos das dificuldades da população em deslocamento e ainda tem a questão da superlotação. Mas infelizmente a prefeitura não tem farmacêuticos suficientes para atender nos postos de saúde”, finaliza Luciano Guerra. 
lucianozaniniguerra@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário