quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Falta de leitos de apoio preocupa Conselho Municipal de Saúde

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente recebeu, na manhã desta quinta-feira (30), no Plenário do Poder Legislativo, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Benildes Mazzorani, que expôs a preocupação com o número insuficiente de leitos de apoio ao serviço de pronto-atendimento. Participaram da reunião os vereadores Luciano Guerra (presidente), Dr. Francisco Harrisson (vice-presidente), André Domingues/Deco, João Chaves, Valdir Oliveira, Professora Luci Tia da Moto e Leopoldo Ochulaki/ Alemão do Gás, além da secretária municipal de Saúde, Liliane Mello.

Benildes informou que o Conselho solicitou reunião com a Comissão a fim de manifestar problemas pontuais, especialmente a falta de leitos de apoio no Pronto-Atendimento. De acordo com Benildes, a legislação federal estipula o oferecimento de leitos de apoio para atender às demandas que precisam de observação por 24 horas e 48 horas. Após esse período, os pacientes devem, quando necessário, ser encaminhados a hospitais. Porém, conforme relata Benildes, os pacientes têm ficado por vários dias no P.A em razão de falta de leitos SUS na rede hospitalar.

A secretária municipal de Saúde, Liliane Mello, pediu união aos vereadores, independentemente de questões partidárias e entregou à Comissão um documento, assinado pelos secretários municipais de saúde da região, com uma pauta de reivindicações.

A Comissão deliberou em realizar, no dia 11 de outubro, às 08h30, uma reunião de trabalho com representantes do município, Estado, União, Ministério Público a fim de definir responsabilidades e uma pauta de compromisso.

Texto: Clarissa Lovatto | Foto: Claudine Friedrich
Câmara de Vereadores de Santa Maria


Nenhum comentário:

Postar um comentário