terça-feira, 19 de junho de 2018

Comissão de Saúde ouve envolvidos em caso do PA do Patronato



A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores se reuniu de forma extraordinária na manhã desta terça-feira (19), no Plenário do legislativo, para ouvir os envolvidos em episódio no Pronto Atendimento Municipal do Bairro Patronato, ocorrido no dia 10 de junho. Em um vídeo que circula nas redes sociais, o acompanhante de um paciente em atendimento, é contido por profissionais da Guarda Municipal no interior do PA.



De acordo com o presidente da comissão, vereador Luciano Guerra, diversos usuários entenderam que a atuação da Guarda teria sido exagerada e que o objetivo do encontro é ouvir as partes envolvidas para compreender o ocorrido para dar uma resposta à comunidade. “Somos cobrados pela população, que ficou revoltada com o que aconteceu. É nosso dever dar uma resposta”, disse.
Os parlamentares fizeram diversos questionamentos à secretária de saúde do município, Liliane Mello Duarte, ao médico que realizou o atendimento, Alexandre dos Santos e às enfermeiras Angela Scremin, Sandra Hertz e Bianca Callegari, que atuam do PA do Patronato. A Comissão ainda deve ouvir os guardas municipais envolvidos no episódio, o acompanhante e o paciente nos próximos dias.



A enfermeira Angela Scremin, que atua na sala de classificação de risco, disse que o paciente apresentava sinais de embriaguez e que foi classificado como baixo risco, de acordo com o que foi relatado no atendimento inicial. Já o médico Alexandre dos Santos, explicou que fez o atendimento conforme deveria ter sido feito e que após medicar o paciente, orientou que ficasse em observação. Segundo a enfermeira Bianca Callegari, que naquele dia atuava no plantão, o acompanhante questionou, de forma agitada, a medicação prescrita pelo médico e que a Guarda Municipal ao ver a situação resolveu interferir na situação. A enfermeira Sandra Hertz, que atua no setor de urgência e emergência, relatou que as imagens das câmeras de segurança deverão elucidar o acontecido e que o vídeo divulgado nas redes sociais não mostra a realidade. Por fim, a secretária de saúde declarou que há uma exposição desnecessária do servidor público e que foi aberta uma sindicância para investigar o ocorrido.



Além dos membros da comissão, os vereadores Luciano Guerra (presidente), André Domingues “Deco”, Luci Duartes “Tia da Moto”, João Chaves, e Valdir Oliveira, também participaram da reunião o vereador Admar Pozzobom, o advogado Fábio Fleck - representante do acompanhante do paciente, o Assessor Superior do Prefeito, Paulo Airton Denardin, a Superintendente da Atenção Básica, Suzana Lopes, o Superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, o Assessor da Guarda Municipal, Santo Alciomar Cordeiro e Otávio Prestes, da Corregedoria do Município.



Texto e fotos: Fabricio Vargas | Câmara de Vereadores de Santa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário