quinta-feira, 24 de maio de 2018

Aldeia Indígena e Unidade Básica na pauta da Comissão de Saúde



A Comissão de Saúde e Meio Ambiente se reuniu, na manhã desta quinta-feira (24), com integrantes da Aldeia Indígena Três Soites, que reivindicam infraestrutura para a comunidade. Representantes do Ministério Público Federal, do Executivo Municipal e da Corsan participaram da atividade no plenário da Câmara. O presidente da Comissão, vereador Luciano Guerra, registrou a importância de avaliar os avanços obtidos nas tratativas envolvendo a Aldeia, pauta já discutida em outras reuniões. Além de Guerra, integram a Comissão os vereadores Francisco Harrisson, Valdir Oliveira, Leopoldo Vanderlei Ochulaki/Alemão do Gás, João Chaves, Luci Duartes e André Domingues.

Há aproximadamente um ano, a justiça ordenou a transferência das proximidades da Rodoviária para a localidade conhecida como Estrada dos Canudos. Conforme o cacique Natanael Claudino, a nova área não possui a infraestrutura mínima para acolher as 21 famílias indígenas, que correspondem a 87 pessoas. O cacique afirma que no local falta água, acesso à localidade, escola e transporte escolar.

A gestora da unidade de saneamento especial da Corsan em Santa Maria, Andréia Zanini, informou que não existe pedido formal para abastecimento de água no local onde será situada a Aldeia. Porém, afirmou que, preliminarmente, haveria necessidade de extensão da rede e dois pontos de bombeamento.

A procuradora da República,Bruna Pfaffenzeller, informou que irá oficiar diferentes entidades a fim de assegurar as demandas da comunidade indígena, pois é preciso ações a curto e médio prazo. Desse modo, para a 8ª Coordenadoria Regional de Educação será solicitado o projeto emergencial da Escola; ao município, requerido o reparo emergencial na estrada de acesso para deixar via transitável; à Corsan, pedido formal sobre a possibilidade de abastecimento de água e ao Conselho Municipal de Saúde, encaminhamento sobre o projeto de perfuração do poço artesiano.

UNIDADE DE SAÚDE – Os vereadores também receberam equipe da secretaria municipal de saúde para tratar a respeito da situação da unidade de saúde Floriano Rocha, localizada na região oeste.  O superintendente administrativo e financeiro, Heverton Prates, informou que a previsão de reinauguração da unidade é de seis meses a partir do início de junho. De acordo com ele, duas licitações foram desertas e, em razão disso, foi elaborado um termo de colaboração para possibilitar o funcionamento da unidade.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Fabricio Vargas
Câmara de Vereadores de Santa Maria


Nenhum comentário:

Postar um comentário